Conheça o seu médico!
Resumo
1- Residência médica pelo Instituto de Infectologia Emílio Ribas
2- Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Infectologia
3- Diploma de Medicina Tropical e Higiene pelo Instituto Memorial Gorgas, Universidade do Alabama (EUA)
4- Especialista em Medicina Tropical Clínica e da Saúde dos Viajantes (CTropMed®) pela Sociedade Americana de Medicina Tropical e Higiene (EUA)
5- Médico participante do Curso Colaborativo em Saúde Pública Harvard/Brasil
6- Pesquisador-visitante em vacina para HIV e Esquistossomose na Universidade da Geórgia (EUA)
7- Membro do Comitê de Emergência da Sociedade Brasileira de Infectologia
8- Médico infectologista com experiência em centros de grande renome:
* Responsável pelo Serviço de Infectologia do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da USP
* Médico assitente do Pronto Socorro do Instituto de Infec. Emílio Ribas
* Médico do ambulatório de Doenças Sexualmente Transmissíveis do Centro de Referência e Treinamento de AIDS/DST de São Paulo
* Médico do corpo clínico do Hospital Sírio-Libanês e Samaritano
Biografia completa
O Dr. Cesar Barros é natural da calorosa Cuiabá. Cursou Medicina na Universidade de Cuiabá, tendo em sua formação a forte marca de doenças tropicais endêmicas no Mato Grosso. Tão logo se formou deu início a sua especialização em infectologia em um dos principais hospitais do gênero no mundo: Instituto de Infectologia Emílio Ribas (São Paulo). Adquiriu, desse modo, extensa prática em atendimento de pacientes com HIV/AIDS, hepatites, tuberculose e doenças sexualmente transmissíveis. Ademais, estando em um centro de referência nacional, acompanhava rotineiramente casos de leptospirose e meningites. Outras doenças tratadas pelo Dr. Cesar incluem malária, dengue, hanseníase, paracoccidioidomicose e bartonelose.
Desde os anos iniciais da faculdade despertava-lhe o interesse pelas condições socioeconômicas e ambientais de grupos sociais como fator preponderante no seu adoecimento. Assim, desenvolveu vários trabalhos durante sua carreira com reconhecimento da classe médica. Cita-se os premiados projetos “Descrição das emergências em pacientes idosos assistidos na unidade de emergência do HPSMC” e “Perfil epidemiológico dos tabagistas da área de abrangência da unidade básica de saúde Novo Mato Grosso em Cuiabá-MT”. Este último conquistou o 2º lugar dentre os mais de 100 trabalhos apresentados no 6º Congresso de Pneumologia e Tisiologia do Centro-Oeste. Atualmente sua principal linha de pesquisa aborda aspectos de saúde pública e biossegurança aplicados a bioterrorismo. Propôs o primeiro plano de contingência para hospital público no Brasil de biossegurança e bioterrorismo para a Copa FIFA ® 2014 e as Olimpíadas 2016. Pelo pioneirismo, o projeto ficou entre os 3 primeiros na categoria medicina tropical do 5o Prêmio Inovação Medical Services – Novos caminhos em Saúde Pública.